quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Frans Krajcberg sofre infarto

22/8/2013
O governador Jaques Wagner visitou  o artista plástico Frans Krajcberg, 92 anos, internado após sofrer um infarto. A visita aconteceu no quarto onde Krajcberg se recupera no Hospital Espanhol, em SalvadorA assessoria disse também que os dois são amigos de longa data. No sábado (17), o artista recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com Thiers Chagas, médico que atende o artista, Krajcberg teve um infarto agudo e precisou passar por uma cirurgia. Enquanto se recuperava, ele chegou a enfrentar um quadro de infecção respiratória, já controlado. O artista está lúcido e estável. "Ele já pede para voltar a Nova Viçosa para terminar as obras", disse o médico. Não há previsão de alta médica.
Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, em fevereiro de 2013, um projeto que prevê a criação de uma “fundação museu” que irá preservar o acervo artístico do ambientalista polonês Frans Kracjberg. A instituição será construída no município de Nova Viçosa, no sul da Bahia, onde ele reside e mantém um sítio, com mais de mil esculturas, relevos, desenhos, fotografias e filmes.  Em 2009 o artista doou suas obras ao Governo da Bahia, que desde então tenta organizar o patrimônio artístico.
Em maio de 2011, a casa de Krajcberg foi assaltada. A polícia disse no período, que os criminosos chegaram a apontar uma arma de fogo contra o artista. A polícia disse também, que nenhuma obra foi levada ou violada, sendo roubados os objetos materiais, como televisor, aparelho DVD portátil, receptor de antena parabólica e aparelho de telefonia móvel. Tudo foi recuperado e três pessoas foram presas.


Nenhum comentário: