quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Frans Krajcberg ganha Pavilhão no Parque do Carmo, em São Paulo, Brasil

educação ambiental

Frans Krajcberg ganha Pavilhão no Parque do Carmo

O artista polonês Frans Krajcberg terá um espaço exclusivo e definitivo para expor suas obras em São Paulo – o Parque do Carmo –, que se dedicará não só à divulgação de suas criações, mas, também à conscientização ambiental. A pedra fundamental do Pavilhão Krajcberg foi entregue no domingo passado pela Secretaria Municipal de Cultura

Por Débora Spitzcovsky

Planeta Sustentável (http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cultura/frans-krajcberg-pavilhao-parque-carmo-educacao-ambiental-491557.shtml)

Notícia publicada em 12/08/2009

Polonês radicado no Brasil, Frans Krajkberg é considerado o precursor da arte ecológica no nosso país. O artista plástico utiliza seu trabalho – feito a partir de resquícios de natureza destruída, como árvores queimadas, cipós e troncos calcinados – como ferramenta para conscientizar e educar a sociedade sobre a degradação ambiental.

A técnica e as mensagens transmitidas por Krajkberg já ganharam reconhecimento internacional e, no dia 10 de agosto, o artista plástico recebeu mais uma homenagem: a pedra fundamental do Pavilhão Krajkberg, no Parque do Carmo, foi entregue pela Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo, com apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

O projeto, que não recebeu o nome do artista plástico por coincidência, foi idealizado para ser um espaço cultural voltado à reflexão sobre o meio ambiente, ou seja, com o objetivo de incentivar a educação ambiental. Para isso, o Pavilhão contará com dois blocos:

- no primeiro, ficarão expostas 40 obras fotográficas de Krajcberg sobre a destruição da natureza, doadas ao município pelo próprio artista, além de um “espaço de sensibilização”, com cheiros e sons da mata;
- o segundo bloco contará com biblioteca, sala de projeções e, também, um mirante de observação do Parque, localizado na laje do prédio. Segundo a Secretaria municipal de Cultura, a ideia é utilizar esse espaço para ministrar uma série de workshops e palestras gratuitos sobre educação ambiental.

O Pavilhão Krajcberg será construído com paredes de vidro com vista para o lago do Parque do Carmo, a fim de aumentar a interação dos visitantes com a natureza e oferecerá acesso total aos portadores de necessidades especiais.

Nenhum comentário: